pico de petróleo (oil peak)
Boas gente!
No velho fórum havia uma thread dedicada ao fenómeno "pico do petróleo". Gostaria de reatar a discussão, agora que podemos analisar os iniciais sintomas da crise energética.
Para quem ainda não ouviu falar, aqui fica o site que originou o debate:
[URL="http://www.lifeaftertheoilcrash.net/"]lifeaftertheoilcrash.net[/URL]
E ainda web boards nesta temática; [URL="http://www.theoildrum.com/"]theoildrum.com[/URL] , [URL="http://www.energybulletin.net/"]energybulletin.net[/URL]
E um resumo do fenómeno:
Devido a factores geológicos (falta de pressão) todas as reservas atingem um ponto máximo de produção, seguido por uma quebra na produção até a exaustão da reserva.
A produção apresenta então num gráfico (em que Y é o volume de produção e x o tempo) uma linha ascendente e depois descendente (como o contorno de um sino).
O pico de petróleo não se trata da exaustão das reservas petrolíferas, trata sim da falta de capacidade em aumentar a produção ou manter o volume de produção de petróleo.
O que é que isto contribui para a nossa felicidade? (Perguntam vocês como é que nos afecta?)
O que é que acontece a qualquer bem ou produto quando tem muita procura e pouca oferta? - A inflação dos preços.
Agora alguns factos:
- Não são descobertas grandes reservas (com Al ghawar) desde os anos 60.
-A maior parte dos países exportadores de petróleo convencional já passaram o pico - Canada, Estados Unidos nos anos 70 e Alaska nos anos 90, Venezuela, Indonésia, Noruega (e todo o mar do Norte), o Irão, a Russia (assim como republicas soviéticas como a região de Baku Baku).
-Resta apenas a Arábia Saudita o Kuwait, o Iraque e alguns países Africanos.
-A produção mundial de petróleo tem descido desde 2004.
Na outra thread foi debatido que os bio-combustíveis seriam uma solução, eu era um dos cínicos que concluiu que eles entrariam em conflito com a agricultura, inflacionando os preços - Yep, tinha de dizer "eu bem disse".
Concluindo, o pico de petróleo trata-se apenas da inflação de preços de um recurso finito.
O petróleo não é o único recurso finito a barrar a prosperidade económica e humana, já se fala em pico do cobre e de água (mas estes têm outras condicionantes). O pico de petróleo será a primeira barreira a atingir-mos, após este todos os outros recursos energéticos também vão sofrer uma inflação de preços, na medida em que serão usados como alternativa (onde for possível) - falo do carvão e gás natural.
Quando era criança perguntei á minha professora de historia em que época vivíamos (que que a pedra lascada e o bronze não eram tão vitais no nosso dia a dia). Ela respondeu que vivíamos na era do plástico.
A resposta correcta teria sido "era do petróleo" - de onde pensam que vem o plástico?
|