Customizar Layout


Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Bem vindos à Mula da Cooperativa!
Comunidade Mula da Cooperativa, viva desde 2003. Portal generalista mas com fórum para dúvidas sobre sacanços. Inscrevam-se e comecem a participar! Nota: Este fórum já não se destina à partilha de links em si, apenas ajuda e troca de ideias sobre este tema. Registar. A inscrição é confirmada por email, por isso coloquem um email real ou poderão não conseguir postar depois!



Informática Tudo o que diga respeito ao mundo da Informática em geral...

Responder
 
Opções Display
  #1  
Velho 06-01-2008, 01:31
Avatar de nike_man_lp
nike_man_lp nike_man_lp encontra-se desligado
Novato
 
About:
Data de Adesão: Sep 2007
Mensagens: 12
Por Defeito duvida disco externo 2.5 - possivel falha de alimentaçao

boas pessoal

eu comprei um disco externo 2.5 ou seja k se auto-alimenta pela porta usb e por ixo nao tem tranformador para ligar à corrente...

o que akontece é k eu pus a copiar os fixeiros todos d otro disko externo mas 3.5 para este novo e de repent o disco novo desconectava-s do pc e voltava a conectar-s axeguir o k faxia com k falhaxe a clonagem de um para o otro...

como o disco é alimentado pela porta usb, eu lembrei-m k pudesse ser uma falha do computador no fornecimento de alimentaxao devido as minhas portas usb estarem todas em utilizacao...

entao desliguei o modem de internet e otro acessorio kalker ligado por usb e experimentei copiar de novo... o disko naum foi mais abaixo...


depois de td copiado para o novo disko voltei a ligar o k tinha desligado anteriorment para testar... o disko continuou sem ir abaixo... mas bastou eu faxer uso do otro disko externo para ver um filme e o disko novo foi abaixo ou seja uma possivel falha na alimentaxao do disko 2.5 devido ao uso excessivo das portas usb o k fex c k este s desligasse...



o k eu kria saber é s isto é possivel ou nao, é k foi apenas uma deduxao minha e podem ter sido apenas coincidencias... e naum kero no futuro vir a saber k afinal isto era um problema mesmo do disko e perder todos os meus documentos guardados nele...


aguardo resposta
obrigado

cumps nike_man_lp
__________________
nike_man_lp
Responder com Quote
  #2  
Velho 06-01-2008, 16:19
rosinsky rosinsky encontra-se desligado
Moderador
 
About:
Data de Adesão: Oct 2007
Mensagens: 79
Por Defeito

respondo em pt/pt:

Tens muitos aparelhos ligados ao hub usb. Existe um limite máximo de amperagem que a board fornece para ligar aparelhos usb a um só hub. se ligares muitos e ultrapassares o limite, acontece o que descreves: alguns desligam-se por falta de potencia. alguns hubs externos permitem fazer sobrealimentação atraves da utilização de um transformador. pode ser que resolva o problema
Responder com Quote
  #3  
Velho 07-01-2008, 00:00
Avatar de nike_man_lp
nike_man_lp nike_man_lp encontra-se desligado
Novato
 
About:
Data de Adesão: Sep 2007
Mensagens: 12
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por rosinsky Ver Mensagem
respondo em pt/pt:

Tens muitos aparelhos ligados ao hub usb. Existe um limite máximo de amperagem que a board fornece para ligar aparelhos usb a um só hub. se ligares muitos e ultrapassares o limite, acontece o que descreves: alguns desligam-se por falta de potencia. alguns hubs externos permitem fazer sobrealimentação atraves da utilização de um transformador. pode ser que resolva o problema

em primeiro lugar peço desculpa pela escrita no post anterior

hubs??? desculpa mas nao percebo
como posso saber o limite maximo que a minha board suporta?? ha alguma maneira de aumentar esse limite?
aquilo da sobrealimentaçao atraves do tranformador penso que é so para discos 3.5 nao?? os 2.5 nao têm alimentaçao externa.
__________________
nike_man_lp
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #4  
Velho 07-01-2008, 10:47
rosinsky rosinsky encontra-se desligado
Moderador
 
About:
Data de Adesão: Oct 2007
Mensagens: 79
Por Defeito

os hubs de que falo são aparelhos que transformam 1 porta usb em 2, 3, 4, ou mais, a venda em qq loja de informatica ou hipermercado.

No caso da motherboard, ela traz ja um desses integrado. acho que não é possivel aumentar a amperagem desse hub da motherboard sem arriscar a estragar, pq a alimentação e feita pela fonte de alimentação interna.

Não estava a referir fazer alimentação directa aos discos rigidos externos (mas acho que tb é possivel). O que aconselho é a adquirir um desses hubs externos que traga transformador, e não ligas os 2 discos a esse hub: ligas um directamente à motherboard, e outro a uma das portas do hub novo, que é autoalimentado pelo transformador que trás.

imagem de um hub destes:
[url]http://www.coolgear.com/images/USBG-4PU2SI11.jpg[/url]

Última edição de rosinsky : 07-01-2008 às 16:58.
Responder com Quote
  #5  
Velho 07-01-2008, 20:30
Avatar de nike_man_lp
nike_man_lp nike_man_lp encontra-se desligado
Novato
 
About:
Data de Adesão: Sep 2007
Mensagens: 12
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por rosinsky Ver Mensagem
os hubs de que falo são aparelhos que transformam 1 porta usb em 2, 3, 4, ou mais, a venda em qq loja de informatica ou hipermercado.

No caso da motherboard, ela traz ja um desses integrado. acho que não é possivel aumentar a amperagem desse hub da motherboard sem arriscar a estragar, pq a alimentação e feita pela fonte de alimentação interna.

Não estava a referir fazer alimentação directa aos discos rigidos externos (mas acho que tb é possivel). O que aconselho é a adquirir um desses hubs externos que traga transformador, e não ligas os 2 discos a esse hub: ligas um directamente à motherboard, e outro a uma das portas do hub novo, que é autoalimentado pelo transformador que trás.

imagem de um hub destes:
[url]http://www.coolgear.com/images/USBG-4PU2SI11.jpg[/url]


ok vou entao comprar um transformador para o meu hub... porque eu ja tenho um que tem entrada para tranformador mas nao veio nenhum quando o comprei...

so um aparte... acho que fazer alimentaçao externa directamente no disco 2.5 nao da... pelo menos no que tenho (WD Passport Portable 250 GB)... nao vejo nenhuma entrada a nao ser a mini usb...

obrigado pela ajuda...

vou experimentar com um tranformador ligado ao hub entao, e depois digo alguma coisa
__________________
nike_man_lp
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #6  
Velho 07-01-2008, 21:38
rosinsky rosinsky encontra-se desligado
Moderador
 
About:
Data de Adesão: Oct 2007
Mensagens: 79
Por Defeito

os discos rigidos (todos) ou são scsi (mais antigos), ide ou sata (I ou II).

os scsi são parecidos com os ide, no que respeita a ficha, mas com mais pinos.

Os discos portateis IDE, depois de colocados numa caixa envolvente (os de 2.5" são discos normais de portatil), são ligados a um circuito que converte o ide para usb2.0

se o disco for sata, esse circuito ou converte sata para usb2.0, ou simplesmente tem uma porta sata para quem quiser ligar usando portas sata frontais ou traseiras.

Como o teu disco so liga por usb2.0, então a sua interface nativa deve ser ide (senão terias opção de ligar tambem por sata).
se desmanchares o disco do seu lindo invólucro (parte xata), deverás ter uma interface mini-ide entre o disco e a electrónica de interface usb2.0.

podes então usar isto:
[url]http://www.cortex.com.br/zoom.php?pro_id=94&largura=300[/url]

para ligares como se de um cabo ide normal se tratasse. Como vês este cabo tem uma ficha molex, para ligar e fazer a alimentação autonoma do disco (vermelho - +5Volt, preto - ground).

mas...

como podes ver por este diagrama:

[url]http://xorloser.com/XboxUsbPins.jpg[/url]

podes sempre ligar uma fonte de corrente directa (transformador) directamente ao cabo vermelho (+5V), e o polo negativo ao cabo preto (ground) se te deres ao trabalho de estripar um cabo usb. desligas o preto e o vermelho do lado da origem usb (o lado do cabo que liga ao pc), e liga-los directamente a um transformador de 5volt, com um máximo de 500mA (estes 500mA são a confirmar).

e assim tens um cabo usb com alimentação autónoma. É claro que o transformador não desaparece, e por isso achei por bem, que era melhor comprares o tal hub com transformador, que no fim tem um funcionamento muito semelhante ao cabo que te expliquei anteriormente.

Última edição de rosinsky : 07-01-2008 às 21:40.
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções
Display

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 02:01.



© Mula da Cooperativa 2024