Customizar Layout


Última Hora:          Para mais notícias, clique aqui.

Bem vindos à Mula da Cooperativa!
Comunidade Mula da Cooperativa, viva desde 2003. Portal generalista mas com fórum para dúvidas sobre sacanços. Inscrevam-se e comecem a participar! Nota: Este fórum já não se destina à partilha de links em si, apenas ajuda e troca de ideias sobre este tema. Registar. A inscrição é confirmada por email, por isso coloquem um email real ou poderão não conseguir postar depois!



Informática Tudo o que diga respeito ao mundo da Informática em geral...

Responder
 
Opções Display
  #1  
Velho 03-10-2007, 19:47
dj-alface dj-alface encontra-se desligado
Novato
 
About:
Data de Adesão: Oct 2007
Mensagens: 18
Por Defeito Velocidade da Fan

Boa noite a tods

Gostaria de saber o que me recomendam, via software para reduzir o ruido que a minha ventoinha do processador emite..

recentemente mudei de board (para uma asus) e apesar de ter o Qfan activado a ventoinha faz mt mais ruido que com a board anterior..

Sugestoes?

Thx
Responder com Quote
  #2  
Velho 04-10-2007, 09:50
PaRaDiSe PaRaDiSe encontra-se desligado
Novato
 
About:
Data de Adesão: Oct 2007
Mensagens: 27
Por Defeito

Sinceramente n acho isso possivel.. Ja tentaste limpar bem essa tua fan?
Responder com Quote
  #3  
Velho 04-10-2007, 09:53
whassup whassup encontra-se desligado
Novato
 
About:
Data de Adesão: Oct 2007
Localidade: Setubal
Mensagens: 71
Por Defeito

via software a asus deve ter aplicações especificas pa isso
aconselho-te e a comprar e um controlador pas fans que nem por isso são muito caros
Responder com Quote
  #4  
Velho 04-10-2007, 13:32
rosinsky rosinsky encontra-se desligado
Moderador
 
About:
Data de Adesão: Oct 2007
Mensagens: 79
Por Defeito

provavelmente não apertaste a heathsink e a ventoinha em condições.

meteste pasta térmica nova?

basta que a sink de aluminio esteja um bocadinho mal apertada contra o processador para acontecerem duas coisas: vibração por causa da rotação da ventoinha que é amplificada pelo metal da heathsink, e se não colocaste pasta térmica e/ou o contacto entre o processador e a sink forem maus, a dissipação de calor é pessima, o processador tem a temperatura sempre muito elevada, o que leva a que a ventoinha, mesmo com o qfan activo, esteja sempre a trabalhar no máximo, contribuindo para aumentar o barulho.

se nada disto for a solução, compra uma sink nova mais eficiente, com controlador de rotação da ventoinha. A zalman tem soluções em cobre bastante eficientes.
Responder com Quote
  #5  
Velho 04-10-2007, 19:10
dj-alface dj-alface encontra-se desligado
Novato
 
About:
Data de Adesão: Oct 2007
Mensagens: 18
Por Defeito

é assim, a pasta termica que utilizei estreei com isto e a ventoinha nao me parece estar mal presa até pq o ruido que me queixo nao e´de bater ou kk coisa desse genero. è apenas de ter a ventoinha smp a andar a bastante mais velocidade que estava antes.. será k usei pouca pasta termica? eu tb tinha receio que ela saisse para os lados..
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #6  
Velho 04-10-2007, 21:46
rosinsky rosinsky encontra-se desligado
Moderador
 
About:
Data de Adesão: Oct 2007
Mensagens: 79
Por Defeito

se o problema não é amplificação da vibração da ventoinha, e se usaste pasta nova, (eu tenho assumido que o processador é o mesmo, apenas mudaste a board, certo?), então não te posso ajudar mais.
pq se com o qfan activo a ventoinha não reduz a velocidade, é pq a temperatura do processador está efectivamente mais alta (ou assim o entendem os sensores da board nova...).

Edit: Tambem pode estar relacionado com a adição de novos discos rigidos ao conjunto. os disco rigidos aquecem muito, aumentando a temperatura do ar dentro da caixa. Se a ventilação da caixa for fraca, a temperatura do processador vem a sofrer com o aumento global da temperatura da caixa. como ja frisei antes existem no mercado n soluções para este problema. Boa sorte.

P.S. - se comprares apenas um potenciometro para a ventoinha (controlador de fans), tem cuidado para não keimares o processador.

Última edição de rosinsky : 04-10-2007 às 22:05.
Responder com Quote
  #7  
Velho 05-10-2007, 07:48
dj-alface dj-alface encontra-se desligado
Novato
 
About:
Data de Adesão: Oct 2007
Mensagens: 18
Por Defeito

diga-se de passagem k nao percebo mt de computadores.. lol

foi mm isso k fiz, troquei a board e acrescentei um disco rigido.. será que devo comprar mais uma ventoinha?

depois onde e´k a coloco?
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #8  
Velho 05-10-2007, 18:55
dj-alface dj-alface encontra-se desligado
Novato
 
About:
Data de Adesão: Oct 2007
Mensagens: 18
Por Defeito

acham que uma coisa destas iria diminuir o ruido??

é k ter a ventoinha smp a trabalhar perto das 3900 rpm é um pc aborrecido..
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #9  
Velho 05-10-2007, 19:28
rosinsky rosinsky encontra-se desligado
Moderador
 
About:
Data de Adesão: Oct 2007
Mensagens: 79
Por Defeito

compras uma ventoinha de qualidade (custam algum dinheiro mas fazem pouco ruido), e colocas-a na zona frontal, em frente aos discos rigidos, a extrair o ar quente destes para o exterior pelo painel frontal (normalmente nas caixas mais recentes existe sitio para isso). Se o processador não arrefecer assim e o ruido global não diminuir (pq no fim vais ter mais 1 ventoinha), não tens outra hipotese, senão comprar um dissipador com ventoinha de alta eficiencia e baixo ruido.
Responder com Quote
  #10  
Velho 05-10-2007, 20:41
dj-alface dj-alface encontra-se desligado
Novato
 
About:
Data de Adesão: Oct 2007
Mensagens: 18
Por Defeito

antes disso ainda kero exprimentar a tirar o disco rigido que adicionei.. achas k isso poderá fazer a diferenca? até pq nao tenho problemas de espaco sem ele..
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »


Opções
Display

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 18:30.



© Mula da Cooperativa 2024